sábado, 7 de janeiro de 2017

Free Float e volume

Estive lendo hoje sobre assuntos diversos e me deparei com um artigo especificando as ações que pagariam mais dividendos no exercício de 2017.

É o típico artigo comum em todo início de ano, mencionando quais serão as melhores apostas baseando-se unicamente no rendimento passado.

O artigo elencou 10 ações que serão boas pagadoras de dividendos considerando os seguintes critérios:
  • dividend yeld
  • lucro
Específico quanto ao lucro, apostaram que se a empresa teve nos 9 meses de 2016 (não contemplou último trimestre), no mínimo, 90% do valor registrado em 2015, teriam condições de repetir o feito em 2017 e, consequentemente, ser uma excelente pagadora de dividendos.

Como sou curioso e ainda estou procurando 5 empresas para comprar, resolvi checar as empresas mencionadas para ver se atenderiam meus critérios de eventualmente tornar-me sócio. Uma delas, coincidentemente a primeira colocada no tal ranking, me chamou a atenção após a análise dos dados dos balanços, posto que, a princípio, parecia uma empresa interessante para se comprar e virar sócio, a Comgás (CGAS).

Tocante a essa empresa, o artigo trouxe os seguintes dados:

Desempenho da CGAS5 (Comgás)
Dividend Yield 25,75%
Aumento do lucro líquido entre 2015 e 2016 109,80%
Desempenho da ação em 2016 57,88%


Conforme fiz em postagem anterior, segue os dados coletados:


 Observamos:
  • Patrimônio: em evolução, com pequena queda em 2016 (mas ainda não fechou exercício);
  • Receita: consistente e em crescimento;
  • Lucro: em evolução;
  • Margem: boa, e em crescimento;
  • Caixa/dívida: empresa se alavancou e aparentemente está se estruturando, aumentou consideravelmente a margem (3 vezes em cinco anos) e indica que vai reduzir o seu endividamento
Para melhor visualização dos números:

De posse dessas informações, parecia uma empresa interessante. Pois está aumentando seu lucro, na mesma medida que alavanca o caixa, indicando que irá reduzir as dívidas e começar um crescimento.

Esse cenário faria com que ela entrasse na minha lista de futuras compras (aguardaria, então, o balanço final de 2016 para verificar a situação da dívida).

Contudo, aprofundando as análise me deparei com um baixo free float, o que afastou totalmente meu interesse em ser sócio dessa empresa, pois esse é mais um dos critério que eu considero como importante nas minhas escolhas, além do peso das outras variáveis e de uma análise extremamente subjetiva.

A CGAS possui tão somente 2,14% de suas ações ordinárias disponíveis na bolsa, conforme informação retirada do site da Bovespa:



Sendo assim, o que é o free float?


Pesquisando em um grande site do saber na wikipedia, vemos um conceito simples de free float como:
"as ações que se encontram em circulação, excluindo-se aquelas pertencentes aos controladores e aquelas mantidas na tesouraria da companhia."

É, portanto, o percentual de ações que está disponível para negociação na bolsa.

Meu raciocínio é que se a empresa abriu capital, ela deseja investidores para captação de recursos e, portanto, deve sempre prestar contas da melhor maneira possível, ser bem estruturada e possuir boa relação para com seus investidores, especialmente os minoritários. Isso indica a boa governança da empresa.

Por outro lado, se a empresa possui poucas ações disponíveis para compra pelos pequenos investidores, ela pode ignorar totalmente a boa governança, pois está, na minha humilde opinião, mandando um "foda-se" para esses reles mortais.

Esse investidor fica totalmente isolado, sem garantias e especialmente, alheio à baixa liquidez que o papel terá, pois, existindo poucas ações disponíveis, o volume de negociações tende a ser enxuto.

O principal propósito do free float é aumentar a liquidez das ações, ou seja, aumentar a facilidade para converter tais ações em dinheiro, negociando-as em bolsa de valores.

Em um cenário de piora dos números das empresas, praticando o B&H consciente, com análise dos balanços de tempos em tempos, logicamente, eu, como investidor, venderia minha posição, realizando o capital e alocando-o em outra empresa que esteja sólida, seguindo meus critérios.

Com um free float baixo, isto é, com eventual baixa liquidez, eu não conseguiria sair da minha posição e meu capital iria derreter. Sem falar na facilidade de trocar o controle da empresa sem qualquer influência "do mercado", ferrando, aqui, inclusive os acionistas preferenciais.

A título ilustrativo dessa baixa liquidez, no último pregão ela teve somente 20 negócios, com volume de ações negociadas da ordem de 4300 (dados da br.advfn.com):

Destaque no volume de negócios

Apenas a título comparativo do volume, vejamos o número de negócios de outros papéis nesse mesmo pregão:
  • ABEV3 (18.978);
  • PETR4 (28.712);
  • MDIA3 (910);
  • CIEL3 (10.285);

Observem no gráfico do Home Broker a comparação do volume indicando a baixa liquidez. Um deles é da ABEV3 e o outro da CGAS3.






Nem mesmo preciso mencionar qual imagem é da ABEV e qual é da CGAS, certo?
 
Uma pena, pois pelo que li, essa empresa possui uma boa governança e pelos números, aparentemente, está caminhando para um equilíbrio e bons resultados. Mas, com o baixo free float, não me sinto confortável para me tornar "sócio", mesmo que seja uma das maiores pagadoras de dividendos.

Isso, em hipótese alguma, significa que a empresa é ruim. É, conforme já mencionei, uma mera constatação subjetiva.

Esse post serviu para complementar minha visão subjetiva e demonstrar que além dos bons números, a empresa também tem que "desejar" ter sócios minoritários e que, dependendo da estratégia de cada investidor, é necessário se atentar à liquidez da empresa, pois de nada adiantaria se tornar milionário e não ter como "realizar" o seu investimento ou ficar percebendo os dividendos sem garantia alguma de se retirar da sociedade em caso de piora dos números.

Afinal, mesmo que a longo prazo, conforme sempre lecionado pelo colega Uó, lucro bom é no bolso, não no Home Broker.

12 comentários:

  1. Grande IP! Nos presenteando com mais uma bela aula de análise fundamentalista.

    Muito boa a sua análise, fica claro para qualquer iniciante.

    Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acompanhar e pelo comentário , MI!
      Vou estudando, aprendendo e compartilhando. Fico satisfeito que a abordagem tenha agradado.

      Excluir
  2. Fala IP onde você consegue essas tabelas para realizar essas análises?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, LI
      Você se refere ao quadro que sempre posto contendo informação de 2010 a 2016?

      Caso positivo, eu que montei no Excel tendo como referência o vídeo mencionado na postagem anterior. Alguns dados ali são fórmulas simples em cima do patrimônio e do lucro.
      Os dados, em específico, eu tiro do site da bovespa, dos balanços das empresas, informações na área de Relacionamento com o Investidor (RI) e também em sites com dados diversos, em especial o do Bastter.

      Excluir
  3. São estes mesmo, iguais do site do Bastter. Perguntei pq no site dele já tem tudo mastigado, o foda é que tem que pagar o preço né.

    Dá muito trabalho para garimpar essas informações? Estou querendo ir estudando e acompanhando as empresas antes de entrar no mercado, mesmo se for em algumas Blue, pois se precaver nunca é demais né.

    ResponderExcluir
  4. Bom estudo! podemos pensar que o fato de baixa liquidez se daria até pela a empresa ser tão boa que ninguém quer se desfazer dela! haha
    Mas é o inferno dos traders realmente!
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hhaahaha já pensou? Tão boa que ninguém vende. Os gringos e traders tremem.
      Obrigado pela visita :D

      Excluir
  5. Empresas listadas no Novo Mercado Bovespa possuem mínimo de 25% de free float. Vale checar a classificação de governança (NM, N1, N2...) antes de qualquer análise para não perder tempo :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, a dica é válida. Eu sempre dou prioridade àquelas listadas no novo mercado nas minhas análises.

      A análise feita foi mais a título de curiosidade e aprendizado.
      Abraços!

      Excluir
  6. Buenas, IP! Bom post, vou adicionar e acompanhar o seu blog. Gosto de postagens assim.

    A liquidez já me afastou de outras empresas com bons resultados, mas para ser sócio isso é fundamental. É o primeiro critério para mim.

    Conforme o Rust comentou, para ser sócio, é bom sempre avaliar a classificação de governança. A Comgas é tradicional, além de pouca ON em circulação, o tag along é de 80%.

    Agora, numa carteira diversificada, não vejo problemas de ter algumas PNs, aí, se você gosta de Comgás dá para ir de CGAS5, free float de 38,8% e liquidez interessante. Só que, se não me engano, não tem tag along...

    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, IV!
      Concordo plenamente com o seu comentário, existindo uma carteira diversificada e atendendo aos critérios, seria uma ação legal para ter (embora não tenha tag along mesmo).

      Atualmente, como ainda estou adquirindo minhas ações principais, ela está fora da lista, mas com certeza dentro do radar para uma nova análise dos critérios em momento futuro.

      Pretendia fazer uma postagem desse estilo por semana, mas minha rotina pesada acaba dificultando.

      Abraços e obrigado!

      Excluir
  7. Muito bom IP, tenho uma planilha no excel para acompanhar os números das empresas e FIIs selecionados da minha carteira também. Concordo com o raciocínio do free float.

    Abraço

    ResponderExcluir